domingo, 30 de outubro de 2011

Mato-grosso


Mato-grosso - Hyphessobrycon eques


Classificação científica 

* Reino: Animalia
* Filo: Chordata
* Classe: Actinopterygii
* Ordem: Characiformes
* Família: Characidae
Sub-família: Tetragonopterinae

O Matogrosso, é um grande atrativo em um aquário. O nome "Matogrosso" torna este peixe rapidamente reconhecido enquanto os seus outros nomes são derivados de alguns dos seus nomes científicos. Por exemplo, a partir do sinônimo Hyphessobrycon callistus o termo 'callistus' significa muito bonito. Outro sinônimo, Hyphessobrycon serpae, deu o nome "Serpae Tetra"

Um cardume destes peixes são verdadeiras atrações no aquário. Eles também são fáceis de cuidar. O Matogrosso geralmente vão bem em um comunitário, porém tem o hábito de beliscar as nadadeiras de outros peixes, esse hábito pode ser minimizado colocando mais de 10 exemplares. Quando em numero pequeno outros peixes pequenos podem tornar-se o alvo de implacável perseguição, sendo melhor um aquario mono especie ou um comunitario grande com outros peixes cardumeiros. Uma vez estabelecido os Matogrossos são muito resistentes e vivem bastante.

Distribuição: 
O Matogrosso, foi descrito por Steindachner em 1882. Eles são encontrados na América do Sul, especialmente na parte superior do Paraguai e as regiões do Rio Madeira e Guaporé. Eles freqüentemente habitam vegetação densa e águas estagnadas onde permanecem perto da superfície entre as plantas. Eles se alimentam de vermes, crustáceos, insetos e plantas.

Descrição: 
O Matogrosso é um peixe com o corpo típico de um tetra. Seu corpo tem uma bela cor avermelhada com pontos cintilante e uma mancha negra atrás da brânquias. As barbatanas são na sua maioria negras com pontas brancas. Também foi desenvolvido em uma variedade véu.

Cuidados e alimentação: 
Como são onívoros o Matogrosso irá geralmente comer todos os tipos de alimentos vivos, congelados, flocos secos de origem animal e vegetal. Para manter um bom equilíbrio dê um alimento de alta qualidade e variados.

Região no aquário
Estes peixes vão nadar em todas as áreas do aquário.

Condições aceitáveis da água: 
Dureza: 8-12 ° DGH
Ph: 6.5 a 7.0
Temp: 26-28 ° C (nunca inferior a 24 ° C )

Comportamentos Sociais: 
O Matogrosso pode ser um bom peixe comunitário, mas apenas se for mantido com peixes que são do mesmo tamanho ou maior e em grandes cardumes com pelo menos 10 individuos. Peixes pequenos e/ou com barbatanas longas podem tornar-se alvos de mordidas.

Dimorfismo sexual:
Os machos são mais brilhantes e coloridos. As fêmeas são mais redondas.

Tamanho adulto: 4 cm


Nenhum comentário:

Postar um comentário