domingo, 30 de outubro de 2011

Tetra Neon (Paracheirodon innesi)


Tetra Neon (Paracheirodon innesi)
Classificação Científica:
* Reino: Animalia
* Filo: Chordata
* Classe: Actinopterygii
* Ordem: Characiformes
* Família: Characidae

O Tetra Neon foi uma adição muito excitante quando apareceu no aquarismo pela primeira vez, na década de 30, e ainda é muito procurado por entusiastas hoje em dia. Um cardume de Neons brilhantes faz uma bela exposição. É um peixe de cardume muito ativo, um dos tetras mais pacíficos, e um peixe muito desejável. Mantenha-os só com outros pequenos peixes ou só entre eles. O seu pequeno tamanho e comportamento pacífico pode fazê-los facilmente uma refeição de outros peixes.

Eles se sentem melhores e mostram as suas cores quando em grupos de no minimo 6 ou mais peixes. Eles gostam de um aquário bem plantado e um substrato escuro. A sua água deve ser mole, limpa, ácida e com trocas parciais regulares.

Hoje o Neon compartilha da mesma popularidade do seu parente próximo, o Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi). O Cardinal, embora semelhante na aparência, é bem mais chamativo. A sua coloração vermelha atinge todo o comprimento do corpo, e é também mais sensível. O Tetra Neon é muito mais fácil de manter do que o Tetra Cardinal.

Distribuição:
O Neon foi descrito por Géry em 1961. Eles são encontrados na América do Sul, na bacia do Rio Paraguai, do Rio Taquari e no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Descrição:
O Neon é uma pequena espécie delgada de tetra. É semelhante na aparência ao Tetra Cardinal com a sua faixa horizontal que parece incandescer, mas é um peixe distintamente diferente. Eles podem ser prontamente identificados, cada peixe possui uma faixa vermelha muito bela ao lado de uma faixa de azul neon. A diferença é que a faixa vermelha no Neon atinge apenas a metade de cima do corpo enquanto no Tetra cardinal ela atinge todo o comprimento cheio corpo.

Tamanho :
Raramente ultrapassam 4 cm.

Cuidados e alimentação:
O Tetra Cardinal é onívoro e comerá o que couber na boca, portanto forneça ração em flocos de alta qualidade e aliementos vivos e congelados para um bom equilibrio.

OBSERVE: Doença do Neon

* O Neon vai ocasionalmente desenvolver a 'Doença do Neon'.
* Isto foi identificado como um esporozoário microscópico do gênero Plistophora.
* Ele apresenta-se no peixe como uma mancha que se estende no corpo ou abaixo da barbatana dorsal.
* Houve tentativas de curar esta doença com o uso do Azul de Metileno, mas não é sempre que funciona, portanto a doença é considerada não curável.
* Esta doença também foi vista no Tetra Glowlight (Hemigrammus erythrozonus).

Condições Aceitáveis da Água :
Os Neon são um pouco menos exigentes nas suas condições de água do que o Tetra cardinal mas eles devem ter filtragem ótima, agua mole e ácida. Esses peixes apreciam plantas flutuantes, agua e substrato escuros.
Dureza: 2-10 ° dGH
pH: 5.5 a 7.0
Temp: 20-28 ° C

Comportamento Social:
Os Neons são ideais para um aquário comunitário com outros peixe pacíficos. O melhor é não misturá-los com peixes grandes. Eles ficam confortáveis e mostram as suas cores quando mantidos em cardumes de no mínimo 6 peixes.

Dimorfismo Sexual:
O macho é delgado e a linha azul é mais estreita. A fêmea é mais redonda e possui uma linha azul mais larga.

Região no aquário:
Esses peixes nadarão em todas as áreas do aquário.

Reprodução:
Condições recomendadas: pH 5.0-6.0, dGH 1-2 °, temp: 23,8° C
A fêmea bota até 130 ovos. Eles são considerados um tanto difíceis de se reproduzir. O êxito foi tido, contudo, usando a esterilização da água, que deve ser bem acida e mole, assegurando-se que você tem pares compatíveis do peixe. Os ovos são especialmente sensíveis a luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário